Como Espantar Morcegos Do Forro Com 3 Técnicas Simples
Oi, tudo tranquilo contigo?
Muito prazer, o meu nome é Richard, eu sou Biólogo e se a gente não se conhece ainda, seja muito bem vindo(a) ao meu site, aqui tem bastante conteúdo sobre controle de pragas para você!
No artigo de hoje eu vou responder uma pergunta bem comum, da maioria das pessoas que vem entrar em contato comigo tentando expulsar morcegos em casa.
O que é melhor fazer para espantar morcegos? Veja as opções mais comuns:
1) Instalar Armadilha Sonora
2) Instalar Luzes
3) Repelentes Como Naftalina e Cânfora
Leia o artigo até o final e veja qual dessas opções é melhor para você!
1) Instalar Armadilha Sonora
Podemos ver no Mercado Livre, ou qualquer outro site da internet, existem vários repelentes sonoros que são indicados para eliminar morcegos.
Eu já encontrei em várias casas de clientes meus quando faço expurgo de morcegos, que já foram instalados alguns desses alto falantes, ou alguns outros que emitem sons agudos.
Alguns produtos prometem que irão emitir um ruído ultrassônico que somente os morcegos escutam.
De fato, os morcegos se localizam muito pela audição. Os morcegos emitem um sonar.
O eco desse sonar no ambiente é usado pelos morcegos para fazer um mapa tridimensional do ambiente e dos locais onde estão passando.
Os ruídos podem sim atrapalhar o voo dos morcegos, mas eles não fazem o ambiente se tornar desfavorável, não expulsam os morcegos.
Os ruídos tornam o ambiente um pouco mais estressante e pode impedir que eles se instalem ali, mas se você já tem uma colônia de morcegos instalada no seu forro, no telhado ou dentro da sua casa, o repelente sonoro não será efetivo.
Inclusive, pode causar um efeito contrário, por exemplo, ao instalar uma armadilha sonora, ou um ruído muito alto, irá espantar 90% dos morcegos.
Irá sobrar 10% dos morcegos que não se incomodaram com o barulho.
No próximo ano, esses 10% de morcegos resistentes irão se reproduzir entre eles e irão criar filhotes que serão resistentes a esse barulho.
No ano seguinte, o problema pode ficar maior ainda porque a colônia de morcegos que está instalada no forro vai estar muito mais resistente.
Os repelentes sonoros são extremamente preventivos, e não podem ser usados como remediação.
Se você já tem uma colônia de morcegos no forro, comprar repelente sonoro vai ser dinheiro jogado fora! Não vai funcionar.
2) Instalar luzes
A segunda opção mais usada pelos clientes que eu atendo, é a instalação de luz ou placas de LED ou canhões de luz, luz quente, luz fria, enfim, vários tipos diferentes.
A luz é extremamente eficiente para espantar morcegos, pois eles entendem aquele ambiente como um lugar estressante.
Os morcegos não conseguem ficar muito tempo na presença da luz porque se sentem vulneráveis a predadores.
3) Repelentes Como Naftalina e Cânfora
A terceira opção, que eu vejo muita gente usando: repelentes
Existem vários artigos de blogs na internet que acabam recomendando naftalina, cânfora, carbureto ou combustíveis como querosene.
Sobre todos eles, nenhum funciona!
Repelentes podem funcionar em um primeiro momento.
No momento em que você colocar naftalina no seu forro, querosene (o que eu NÃO RECOMENDO de jeito nenhum), os morcegos irão sair por causa do mal cheiro.
Entretanto esse mal cheiro pode ficar impregnado no seu forro e pode começar a te incomodar depois de um tempo. Principalmente a naftalina, pois ela vai sofrendo sublimação e impregnando principalmente onde há madeira.
O cheiro da naftalina não sai mais, além de ser pouco eficiente para espantar os morcegos.
Não adianta tentar usar nenhum repelente, nenhum tipo de produto químico porque os morcegos podem sair em um primeiro momento, mas irão continuar voltando por que acham aquele ambiente favorável.
Produtos químicos são muito paliativos, podem ser preventivos, mas não expulsam com eficiência uma colônia de morcegos que já esteja instalada.
Comentários recentes